PASTORAL ACOLHIDA:

Missão: Zelar para que a Paróquia seja acolhedora, orientando a equipe ao crescimento na fé e sobre a importância do convívio fraterno.

PASTORAL DO BATISMO:

Missão: Apoiar os agentes evangelizadores, através de reuniões, encontros e orientações pessoais, atuando na sua formação própria para a catequese batismal nas famílias.

PASTORAL CARCERÁRIA:

Missão: Ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres e desenvolver todos os trabalhos que essa presença vem a exigir. Ir na cadeia e delegacia visitar presos e presas, animada com os mesmos sentimentos e valores que motivaram o próprio Jesus em sua prática, junto ao seu povo, ao mesmo tempo que o encontra lá, na pessoa do irmão/ã encarcerado.

PASTORAL CATEQUÉTICA:

Missão: Educar na fé, de maneira progressiva, as crianças, adolescentes e jovens cristãos da Paróquia São Francisco de Paula, através de encontros semanais, celebrações e participação na vida da comunidade.

PASTORAL CATEQUÉTICA DE ADULTOS:

Missão: Possibilitar aos jovens e adultos que ainda não receberam os sacramentos da iniciação cristã uma preparação para os mesmos, por meio de encontros semanais.

PASTORAL DOS COROINHAS E ACÓLITOS:

Missão: Atuar diretamente nos serviços do altar e da comunidade, zelar pela comunidade como ambiente de oração, favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo, além de defender a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.

PASTORAL DA CRIANÇA:

Missão: Apoiar as líderes da Pastoral da Criança, através de reuniões mensais para partilha, formação, orientação e acompanhamento, verificação do caderno de controle de crianças e articulação do atendimento do pediatra, atuando de modo específico na promoção da maior qualidade de vida das crianças de0 a 6 anos.

PASTORAL DO DÍZIMO:

Missão: Preparar os agentes da Pastoral do Dízimo para que façam com eficiência seu trabalho junto às famílias da comunidade, por meio de reuniões e orientações pessoais e organizar o funcionamento do sistema de entrega dos envelopes do Dízimo na Paróquia.

PASTORAL DA ESPERANÇA:

Missão: Projetar a luz do Evangelho sobre os problemas humanos. Realizando um trabalho nos velórios, cemitérios e junto às famílias enlutadas, confortam as pessoas nos momentos mais difíceis de suas vidas, quando da perda de um ente querido.
É estar ao lado dos que sofrem, não apenas rezando pelos mortos, mas sim pela ressurreição, pela vida eterna e pela vida daqueles que aqui continuam sua missão.

PASTORAL FAMILIAR:

Missão: Defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias.

CATEQUESE MATRIMONIAL (CURSO DE NOIVOS):

Missão: Preparar os candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual.

PASTORAL DA JUVENTUDE:

Missão: Levar os jovens a conhecer a pessoa de Jesus Cristo e seguir seus passos, com uma visão positiva do mundo tendo assim um pensamento global e agir local, proporcionando paz e humildade nos lugares em que vivem.

PASTORAL LITÚRGICA:

Missão: Organizar as Equipes de Celebração e zelar pelo cumprimento das atividades programadas, por meio de reuniões, encontros, cursos, momentos de espiritualidade, atuando na sua formação litúrgica e de todo o povo da Paróquia.

PASTORAL SOCIAL:

Missão: Anunciar os caminhos do Evangelho que levam a uma sociedade justa e solidária, como também denunciar as formas de injustiças e exclusão.

PASTORAL VOCACIONAL:

Missão: Animar e despertar a comunidade eclesial para o compromisso e testemunho dos valores evangélicos, criando um clima vocacional, em especial nas famílias, conscientizando os adolescentes e jovens para as diversas vocações, através de encontros, palestras, subsídios, etc…, em sintonia com a caminhada paroquial.

PASTORAL DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA:

Missão: Tornar os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística capazes de vivenciarem sua vocação, através de reuniões, retiro espiritual, formação e orientações individuais, desenvolvendo neles uma autêntica espiritualidade eucarística.

MOVIMENTOS DA PARÓQUIA :

APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

Missão: Proporcionar aos zeladores acompanhamento para que vivenciem a espiritualidade do Coração de Jesus, através do oferecimento diário de vida, culto ao Sagrado coração nas primeiras sextas-feiras de cada mês, visitas aos enfermos, etc.

MÃE RAINHA:

Missão: Levar as famílias a viverem uma verdadeira espiritualidade, através de momentos de oração, reza do terço, encontros de reflexão, visitas às famílias, atenção aos enfermos, buscando ter Maria como modelo e intercessora.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA:

Missão: Animar a vida de oração de todo o povo da Paróquia, tendo como meios o grupo de oração semanal, visitas domiciliares, promoção de eventos, incentivando a vivência dos dons a serviço da comunidade, esclarecendo sobre a atuação do Espírito Santo na vida de cada um e ensinando o manuseio da Bíblia, tendo como área de atuação a formação para uma espiritualidade autêntica, que concilie a oração e a ação.

VICENTINOS:

Missão: Vivenciar, entre os irmãos empobrecidos, a caridade cristã, por meio de visitas, momentos de oração, trabalho efetivo de assistência e promoção social, atuando na santificação pessoal e comunitária das famílias.